EDUCANDÁRIO ESTER PRÉT
RUA INVERNO, 65 – PORTÃO DO ROSA – SÃO GONÇALO
RECONHECIDO CONFORME PARECER 326/95-SEE
PROPOSTA PEDAGÓGICA
I – IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO
1- DENOMINAÇÃO: Educandário Ester Prét, Instituição Educacional que promove a Educação Básica, desde a Educação Infantil até o 9º Ano do Ensino Fundamental.
2- ENDEREÇO: Rua Inverno, 65 – Portão do Rosa – Município de São Gonçalo, Estado do Rio de Janeiro.
3- ATOS DE FUNCIONAMENTO:
# AUTORIZAÇÃO: Portaria nº 2527/92
# RECONHECIMENTO: Parecer nº 326/95 e Portaria nº 5645/96
# REGIMENTO ESCOLAR: Registrado no Cartório de Registro de Títulos e Documentos sob o nº 19.300, livro 388, em 09/07/99.
II – FINALIDADES E OBJETIVOS DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO
Com base no princípio da liberdade e nos ideais de solidariedade humana, as finalidades e objetivos da instituição de ensino são o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho, definidos nos PRINCÍPIOS EDUCATIVOS.
III – PRINCÍPIOS EDUCATIVOS - FILOSOFIA
A) VISÃO: O Educandário Ester Prét firma sua filosofia de Educação na consciência de sua função social em formar homens livres e ajustados à sociedade em que vivem e preparados para a aceitação de valores permanentes.
B) MISSÃO: O Educandário Ester Prét firma sua missão educativa na formação de homens preparados para se adaptarem aos princípios de igualdade, da autonomia, da ordem e que saiba definir e alcançar valores, culturais, éticos, religiosos, políticos e outros.
C) OBJETIVOS: O Educandário Ester Prét tem como objetivos principais: Estimular, Incentivar, Harmonizar, Dar direcionamento a personalidade do educando no sentido físico, intelectual, moral, social e religioso, aprimorando-o como pessoa humana através da formação ética, do pensamento crítico, do espírito de coletividade, etc...
IV – FUNDAMENTO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO
O ensino didático pedagógico do Educandário Ester Prét, é o CONSTRUTIVISMO na concepção construtivista.
Temos por base a perspectiva construtivista e podemos enunciar como Fundamentos Epistemológicos do Educandário Ester Prét:
a) O conhecimento se dará através da construção mútua na interação sujeito e objeto;
b) O aluno como centro do processo de ensino na construção e troca com o educador;
c) Privilegiar a escola como centro de desenvolvimento biopsicosocial na formação do educando;
d) O professor ocupará o lugar de agente facilitador e mediador de aprendizagem.
e) A transdisciplinaridade como elemento de ação do processo de construção do conhecimento, sendo o educando agente participativo;
f) O Educandário Ester Prét respeitará os valores trazidos pela agência educadora que é a autonomia.
V – CURSOS
EDUCAÇÃO INFANTIL – Pré –Escolar com alunos de 3 a 5 anos.
MATERNAL - 3 anos
PRÉ-ESCOLAR I – 4 anos
PRÉ-ESCOLAR II - 5 anos
a) ENSINO FUNDAMENTAL – Nos dois segmentos da Educação Fundamental:
1º Segmento – do 1º ao 5º ano
2º Segmento - do 6º ao 9º ano
VI – ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
1- EDUCAÇÃO INFANTIL
1.1. FINALIDADES: A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até os 5 anos de idade, em seus aspectos: físico, psicológico, intelectual, afetivo e social, complementando a ação da família e da comunidade.
Reconhecendo crianças como seres íntegros que aprendem a ser e a conviver consigo próprio e com os demais, entendendo que ela é um ser completo, total e individual.
1.2. OBJETIVOS:
A) Propiciar situações que facilitem o processo de desenvolvimento da criança em seus aspectos psicomotores, cognitivo e social;
B) Ajudar a criança a se tornar parte integrada do mundo social possibilitando-lhe autonomia e interação com o meio ambiente;
C) Desenvolver a criatividade e auto-estima da criança;
D) Desenvolver os princípios éticos da sensibilidade, da lucidade e a diversidade de manifestações artísticas e culturais;
E) Promover a integração dos direitos e deveres de cidadania, do exercício da cristicidade e do respeito a ordem democrática, etc...
2- ENSINO FUNDAMENTAL
2.1 – FINALIDADES:
A) Promover o Ensino sistemático da leitura, da escrita e das estruturas lógicas matemáticas, que mantém-se em continuidade ao longo das primeiras séries do Ensino Fundamental.
B) Formação básica do cidadão, mediante domínio pleno da leitura, da escrita e do cálculo, levando ao conhecimento do sistema social e político, fortalecendo os vínculos com a família e os laços de solidariedade humana.
2.2 – OBJETIVOS:
A) Aprimoramento da aprendizagem de leitura e de escrita;
B) Desenvolver o raciocínio lógico;
C) Desenvolver o espírito de responsabilidade e o espírito de ordem.
D) Propiciar situações que facilitem o processo de aprendizagem;
E) Trabalhar sistematicamente a formação moral, cidadã e integral do educando;
F) Capacitar o educando para a vida como ser atuante e participativo.
2.3 – COMPONENTES CURRICULARES:
A) Os componentes curriculares serão trabalhados em formas de atividades, com visão construtivista, obedecendo aos estágios de aquisição e construção de conhecimentos. Os conteúdos curriculares da Língua Português preponderam, contextualizando a partir daí os conhecimentos de Artes, Educação Física, Matemática, História e Geografia.
B) Norteado pelas ações pedagógicas abrange os princípios éticos da autonomia, da responsabilidade, solidariedade, da sensibilidade, da criatividade e do respeito ao bem comum.
C) Acessando os princípios políticos dos direitos e deveres da cidadania e do respeito à ordem democrática.
D) O Plano Curricular é constituído da Base Nacional Comum e da parte diversificada, estabelecendo relação entre as áreas de conhecimento visando a vida cidadã.
# DISCIPLINAS QUE COMPÕEM AS ÁREAS DE CONHECIMENTO
A) Língua Portuguesa
B) Matemática
C) Ciências
D) Geografia
E) História
F) Língua Estrangeira
G) Artes
H) Educação Física
I) Informática
# PARA LEVAR A FORMAÇÃO DA VIDA CIDADÃ CONSIDERA-SE:
A) Saúde
B) Sexualidade
C) Vida Familiar e Social
D) Meio Ambiente
E) Trabalho, Ciência e Tecnologia
F) Cultura
G) Linguagens
H) Religião
I) Relacionamentos
J) Afetos
K) Disciplina
L) Respeito
M) Gentileza
VII – CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO ESCOLAR
A Avaliação do rendimento escolar tem caráter diagnóstico do desenvolvimento da aprendizagem e do crescimento para a autonomia e para a competência, constituindo instrumento de transformação social.
1- CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Os critérios e as estratégias utilizadas pelo Educandário Ester Prét são executados pelos professores das turmas e tem por objetivos:
A) Diagnosticar o desenvolvimento da aprendizagem, o crescimento para a autonomia e o crescimento para a competência;
B) Identificar novos rumos a serem percorridos;
C) Detectar alunos fracos, propondo recursos pedagógicos adicionais para ajudá-los;
D) Caracterizar o aluno em função dos critérios estabelecidos para a promoção.
OBSERVAÇÃO: O processo de avaliação é contínuo, permanente e cumulativo.
2- MÉTODOS DE AVALIAÇÃO
Os processos e métodos de avaliação deverão medir, de preferência, os conhecimentos, as habilidades, o crescimento individual e social, a competência, as diferenças individuais e, enfim, todo o desenvolvimento do aluno, preponderando sempre o aspecto qualitativo.
Vários instrumentos de medida poderão ser utilizados como: participação, teste, prova, trabalhos, observação individual e coletiva do aluno, pesquisas, etc.
Periodicidade da avaliação para efeito de registro: BIMESTRAL
3- CRITÉRIOS DE PROMOÇÃO
A promoção do aluno compreende a avaliação do aproveitamento e a apuração da assiduidade, que são registradas nos diários de classe de cada professor.
A média anual é obtida da média aritmética das notas bimestrais.
Tem-se como APROVADOS quanto à assiduidade e aproveitamento, os alunos que apresentem freqüência igual ou superior a 75% do total de horas letivas e apresentem média anual igual ou superior a 5 (CINCO) nas respectivas atividades.
São considerados REPROVADOS:
a) Os alunos com freqüência igual ou superior a 75% do total de horas letivas e que não alcancem média anual e/ ou final, igual ou superior a 5 (CINCO), nas respectivas atividades disciplinares.
b) Os alunos com freqüência igual ou superior a 75% do total de horas letivas e que não alcancem média final ou superior a 5 (CINCO) nas respectivas atividades ou disciplinas, após estudos de recuperação final ou especial.
c) Os alunos com freqüência inferior a 75% das horas letivas.
4- CRITÉRIOS DE RECUPERAÇÃO
As atividades de recuperação constituem recurso pedagógico aplicado aos alunos com deficiência de aprendizagem.
No Educandário Ester Prét é obrigatório o ESTUDO DE RECUPERAÇÃO, a nota obtida após os estudos de recuperação final, substitui a média anual, quando for o caso, e os critérios estão definidos nesta Proposta, bem como no Regimento Escolar.
A escola oferece as seguintes modalidades de recuperação:
a) PARALELA – Realizada no decorrer do bimestre, imediatamente posterior a avaliação e é feita através de exercícios e trabalhos que os fazem retornar aos conteúdos assimilados ou não.
b) FINAL – Realizada após a verificação final em caráter obrigatório, com o propósito de realizar-se todo o aprendizado e dar nova oportunidade de promoção ao discente.
c) ESPECIAL – O aluno retorna no próximo ano para uma avaliação especial, onde seus conhecimentos serão reavaliados e esse recurso pedagógico prioriza a autonomia da aprendizagem dos conteúdos programáticos.
5- CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO E RECLASSIFICAÇÃO
1- CLASSIFICAÇÃO
# A matrícula por Classificação pode ocorrer em qualquer série, exceto no 1º Ano do Ensino Fundamental, e nos casos em que o aluno não possa comprovar sua escolarização anterior.
# A Classificação ocorre dentro do primeiro bimestre do ano letivo, para efeito de cumprimento do percentual mínimo de freqüência fixado na lei.
# O resultado no processo de Classificação consta de Ata específica e integra a Pasta Individual do aluno e seu Histórico Escolar.
2- RECLASSIFICAÇÃO
# A Reclassificação ocorre em casos de matrícula por transferência, quando o aluno traz reprovação em até 3 (TRÊS) componentes curriculares.
# Os critérios de avaliação para a Reclassificação são aqueles fixados para a Classificação.
3- CRITÉRIOS DE PROGRESSÃO PARCIAL
# A Progressão Parcial, definição de DEPENDÊNCIA, é admitida a partir do 7º Ano do Ensino Fundamental, para matrícula em disciplinas em que o aluno não logrou aprovação no 6º Ano, e, assim, sucessivamente.
# O Educandário Ester Prét admitirá o aluno em regime de Progressão Parcial em até 3 (TRÊS ) disciplinas no Ensino fundamental.
# O aluno não ficará retido na última série por ele cursada, caso tenha insucesso nas disciplinas cursadas em regime de Progressão Parcial.
# O aluno pode cursar simultaneamente até 3 ( TRÊS ) disciplinas em regime de Progressão Parcial, considerando-se que uma pode ser acumulada.
# Haverá semanalmente, no mínimo, uma aula de Progressão Parcial para cada componente curricular, que tenha até 3 ( TRÊS ) aulas semanais e duas aulas para cada componente curricular que tenha mais de 3 ( TRÊS ) aulas semanais.
# A duração dos estudos de Progressão Parcial dependerá do aproveitamento do aluno, tendo, porém, a duração mínima de um semestre e máxima de quatro bimestres ou um ano letivo.
# A freqüência do aluno em regime de Progressão Parcial é obrigatória.
# O estudo de Progressão Parcial far-se-á em horário diverso daqueles das aulas normais.
# O critério de avaliação do aproveitamento escolar e promoção dos alunos em regime de Progressão Parcial, será o mesmo previsto para os alunos que cursam regularmente.
# Os Certificados de Conclusão do Ensino Fundamental são emitidos somente após aprovação do aluno em todas as disciplinas cursadas em regime de Progressão Parcial.
VIII – CRITÉRIOS DE ACELERAÇÃO DE ESTUDOS
# A organização de turmas em classes de Aceleração faz-se quando alunos de diferentes séries demonstram atraso de conhecimento em determinadas disciplinas, podendo esses alunos ser grupados em turmas de acordo com seu grau cognitivo.
# O aluno é mantido na série em que está regularmente matriculado.
# Todos os procedimentos adotados são registrados de tal forma que fiquem garantidos os estudos realizados.
# Ao Corpo Docente compete a análise diagnóstica que indique a adoção da Aceleração de estudos.
# Ao Conselho de Classe compete decidir sobre a Aceleração de estudos.
IX – CRITÉRIOS DE AVANÇO PROGRESSIVO
# Excepcionalmente, os alunos regularmente matriculados podem ser beneficiados com o Avanço Progressivo nas séries e nos cursos.
# Todos os procedimentos adotados são registrados de tal forma que fique garantida a sua aplicação.
# Ao Corpo Docente compete a análise diagnóstica, caso a caso, indicando a possibilidade da adoção de Avanço Progressivo na série ou no Curso.
# Ao Conselho de Classe compete a decisão da Adoção de Avanço Progressivo.
PROJETO SETORIAL – ORIENTAÇÃO DISCIPLINAR
“ O que ama a correção ama o conhecimento.”
(Provérbios 12:1a)
Este planejamento é parte integrante da Proposta Pedagógica do Educandário Ester Prét e está sendo elaborado em consonância com a visão, a missão, os objetivos e os fundamentos da referida escola.
O Educandário Ester Prét se propõe a ministrar EDUCAÇÃO no sentido mais amplo da palavra. Com base nesta visão mantém um serviço de disciplina integrado com os demais setores existentes no estabelecimento, objetivando a aprendizagem, na qual verdadeiramente acreditamos.
O Serviço de Disciplina é coordenado por um profissional contratado para zelar pela boa ordem e pelas atitudes condignas dos alunos, dentro do estabelecimento e nas suas imediações.
Para que não haja quebra na filosofia da escola, os auxiliares de disciplina são assistidos pela Coordenação Pedagógica a fim de que os trabalhos por eles desenvolvidos se integrem aos demais.
# Compete aos auxiliares de Disciplina:
a) Manter um bom relacionamento disciplinar entre os alunos.
b) Dar conhecimento à Direção dos casos de grave infração disciplinar.
c) Prestar assistência aos alunos que enfermarem ou sofrerem no recinto da escola qualquer acidente.
d) Atender aos professores nas solicitações de material didático.
e) Auxiliar na realização de solenidades e festas escolares, etc.
Respeitando os princípios de Cidadania que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação insere nos textos os discentes no Educandário Ester Prét, tratados com compreensão dentro de um espírito de diálogo, podendo quando cometer alguma falta justificar-se e, se a justificativa for razoável, receber novas oportunidades.
# É totalmente PROIBIDO no Educandário Ester Prét ao aluno:
a) Ocupar-se durante as aulas com atividades estranhas a elas.
b) Promover, sem licença da direção, qualquer tipo de campanha.
c) Praticar atos ofensivos à moral e os bons costumes, assim como desrespeitar a filosofia da escola.
d) Portar armas ou objetos perigosos.
e) Formar grupos que causem algazarras e dis